domingo, 18 de março de 2012

Novelas - Irmãos Coragem


Novela escrita por Janete Clair (1925/1983), que foi ao ar entre 29 de junho de 1970 e 15 de julho de 1971, num total de 328 capítulos.

A direção ficou por conta de Daniel Filho (1937/), Milton Gonçalves (1933/) e Reynaldo Boury (1932/), e contou com um elenco de primeira:

Tarcísio Meira (João Coragem):


Cláudio Marzo (Duda/Eduardo Coragem):


Cláudio Cavalcanti (Jeromo/Jerônimo Coragem):


Glória Menezes (Maria de Lara/Diana Lemos/Márcia):


Regina Duarte (Ritinha/Rita de Cássia):


Gilberto Martinho (Coronel Pedro Barros), Zilka Salaberry (Sinhana), Lúcia Alves(Potira), Emiliano Queirós (Juca Cipó), Carlos Eduardo Dolabella (Delegado Diogo Falcão), Sônia Braga (Lídia Siqueira), Milton Gonçalves (Brás Canoeiro), Dorinha Duval(Carmen Valéria), Ângela Leal (Yolanda), e mutos outros.

A história se passava em Goiás, numa localidade chamada Coroado. Ali vivem Sinhana e seus três filhos: João, o mais velho, Jerônimo e Duda Coragem. João é garimpeiro, e encontra um diamante. Mas o Coronel Pedro barros rouba esse diamante, e João e Jerônimo vão lutar para reavê-lo. Mas, para piorar, João se apaixona por Lara, a filha doente do Coronel.


Lara possui outras duas personalidades: uma é Diana, o oposto de Lara, e outra é Márcia, um meio termo entre Lara e Diana.

Enquanto isso, Jerônimo entra na política, num partido de esquerda, para confrontar o Coronel. Ele é apaixonado pela índia Potira, sua irmã de criação. Para fugir desse amor "proibido", ele se envolve com Lídia.


O terceiro irmão, Duda, vai para a cidade grande ser jogador de futebol, deixando para trás o amor de Ritinha. Mas ele volta, se envolve com Paula (Myrian Pérsia), mas engravida Ritinha...

Baseando-se em Os Irmãos Karamazov (de Dostoiévski), Mãe Coragem (de Bertolt Brecht), As Três Máscaras de Eva (de Corbett H. Thigpen e Hervey M. Checkley) e A Pérola (de John Steinbeck), Janete Clair cirou um "faroeste caboclo" clássico, que prendeu a atenção dos telespectadores por um longo período (mais de um ano).

O tema rural fez tanto sucesso, que atingiu 85% de audiência. E o núcleo urbano, que deveria ser protagonizado pelo casal Cláudio Marzo e Regina Duarte, foi o mais inexpressivo, tanto que eles saíram para protagonizar outra novela: Minha Doce Namorada...Segundo Daniel Filho, a audiência da novela foi maior que o final da Copa de 70.


O Brasil vivia sob a Ditadura, e a novela teve a coragem de abordar temas "impróprios" como as eleições e os partidos de esquerda. Tanto, que nas eleições daquele ano, o candidato fictício Jerônimo Coragem obteve  milhares de votos...

A cidade cenográfica de Coroado foi a segunda a ser construída para uma novela (a primeira foi para a novela Redenção). Ela existiu na Barra da Tijuca, e ocupava uma área de cinco mil metros quadrados.


Durante a novela, Regina Duarte engravidou de seu primeiro filho, André. Janete Claircriou uma gravidez para Ritinha, que teve uma filha, chamada Gabriela. Em 1973, Reginateve outra filha, que batizou de Gabriela. Essa menina cresceu, virou atriz e se tornouGabriela Duarte. Em 1995, ela viveu Ritinha, no remake de Irmãos Coragem...


A novela também teve cenas fortes, como o estupro de Cema (Suzana Faini), praticado por Juca Cipó, e a morte de Jerônimo e Potira:


Essa novela marcou o início da atriz Sônia Braga (1950/) na TV:




Ao contrário do que muita gente pensa, Irmãos Coragem não foi a mais longa novela da TV Globo. A mais longa foi A Grande Mentira, que teve 341 capítulos...A Rede Globo/Som Livre está lançando a novela em DVD (8 discos, por 99,90):

Nenhum comentário:

Postar um comentário