quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por Onde Anda...Jorge Coutinho



Jorge Coutinho nasceu em 1934, no Rio de Janeiro. Na década de 50, fez o Curso de Teatro Tablado, e fez sua primeira peça em 1958 (Do Mundo Nada Se Leva). Mas seu papel mais marcante foi na novela Passo Dos Ventos (1968), onde deu um beijo na atrizDjenane Machado (ele negro e ela branca). Essa situação não foi bem vista pela sociedade conservadora da época.
Tempos depois, passou a se envolver com o Sindicato dos Artistas e depois se candidatou a Deputado Estadual, em 2010. Abaixo, Jorge e Djenane, em 1968:

Grandes Nomes da TV 5 - Tarcísio Meira e Glória Menezes (Parte 4)

Em 1987, Glória Menezes viveu a personagem Rosemere da Silva, uma mulher suburbana, que fazia a parte "brega" da novela Brega & Chique, de Cassiano Gabus Mendes. A "chique" era Marília Pera. Além das duas, também trabalharam nessa novela: Raul CortezMarco NaniniDenis CarvalhoMarcos PauloPatrícia PillarCássia Kiss,Cássio Gabus Mendes, Tato GabusNívea Maria e muitos outros. Abaixo, Glória eMarília:


Entre abril e dezembro de 1988, a Rede Globo produziu o seriado Tarcísio & Glória, em 18 capítulos. Os dois protagonizaram diversas situações.

Em 1989, Tarcísio apareceu na novela Tieta, interpretando ele mesmo.

Em 1990, Glória fez a novela Rainha da Sucata e Tarcísio fez a novela Araponga.

Rainha da Sucata foi uma novela escrita por Sílvio de Abreu, e teve 179 capítulos. Glória Menezes era Laurinha Figueroa, casada com Betinho (Paulo Gracindo) e madrasta de Edu (Tony Ramos), por quem era apaixonada. Mas Edu se envolvia com Maria do Carmo (Regina Duarte), e Laurinha se transformou na vilã da novela. Destaque para Daniel Filho,Renata SorrahRaul CortezAracy BalabanianAntônio Fagundes, Cláudia Raia,Cláudia OhanaPatrícia Pillar e Maurício Mattar. Primeira novela de Marisa Orth eGerson Brenner. Abaixo, Regina Duarte e Glória Menezes:


A novela Araponga foi escrita por Dias Gomes e foi transmitida no horário das 21:30 h , num total de 113 capítulos. Começava com a morte do Senador Petrônio Paranhos (Paulo Gracindo) ao dar entrevista para a repórter Magali Santana (Christiane Torloni). A entrevista era sobre o romance do Senador com a jovem Arlete (Carla Marins). O crime passa a ser investigado por Aristênio Catanduva, vulgo Araponga (Tarcísio Meira). Nessa novela, também trabalharam Ângela VieiraAry FontouraDarlene GlóriaDira Paes,Eloísa MafaldaGracindo JúniorLúcia VeríssimoLuiza BrunetTaumaturgo Ferreira e Zilka Salaberry. Abaixo, Christiane Torloni e Tarcísio Meira:


Ainda em 1990, Tarcísio participou da minissérie Desejo, no papel de Euclides da Cunha. Essa minissérie contava a história de como Euclides foi traído por sua esposa, Ana de Assis (Vera Fischer) com Dilermando de Assis (Guilherme Fontes), e de como ele foi assassinado. Essa minissérie teve 17 capítulos e foi escrita por Glória Perez. No elenco,Marcos WinterMarcos PalmeiraCláudio CavalcantiLeonardo VillarNathália TimbergDeborah Evelyn e Vera Holtz, entre outros...Abaixo, Tarcísio e Vera Fischer:


Em 1992, Glória trabalhou na novela das 19:00 h, Deus Nos Acuda, enquanto Tarcísiotrabalhou na novela das 20:00 h, De Corpo e Alma.

Deus Nos Acuda foi escrita por Sílvio de Abreu e teve 178 capítulos. Nela, Dercy Gonçalves era Celestina, anja responsável pelo Brasil. Juntamente com Gabriel (Cláudio Correa e Castro), ela tinha que ajudar um cidadão brasileiro, tornando-o honesto, digno e trabalhador. Ela escolhe, então, a jovem Maria (Cláudia Raia) que, junto com seu pai, Tomás (Jorge Dória), viviam de trambiques. Maria se envolve com o jovem Ricardo (Edson Celulari), filho de Otto Bismarck (Francisco Cuoco), suspeito de matar suas ex-mulheres. Uma das "vítimas" de Otto teria sido a irmã de Bárbara Bueno/Baby, personagem de Glória Menezes. Baby quer descobrir a verdade sobre o cunhado. Além desses artistas, podemos citar: Cláudio Fontana (primeira novela na Globo), Cristina MutarelliEmiliano Queiroz,Luigi Barricelli (primeira novela na Globo), Flávio SilvinoGerson BrennerGracindo JúniorJairo MattosOscar Magrini (primeira novela na Globo), Ary FontouraMarieta SeveroMarcelo Novaes,  Maria Cláudia,  Marisa OrthAracy Balabanian (pela segunda vez no papel de Dona Armênia) e Diogo Vilella. Abaixo, cena de Deus Nos Acuda, com Francisco CuocoGlória MenezesMarieta Severo e Ary Fontoura:


De Corpo e Alma foi uma novela escrita por Glória Perez, e teve 185 capítulos. Nela,Tarcísio Meira era o juiz Diogo, casado com Antônia (Betty Faria), que se apaixonava por Betina (Bruna Lombardi). Mas Betina morria e seu coração era transplantado para Paloma (Cristiana Oliveira), casada com o stripper Juca (Victor Fasano), que trabalhava no Clube das Mulheres. Também trabalharam nessa novela: José MayerMaria ZildaStênio Garcia, Guilherme LemeVera HoltzFábio Assunção, e outros. Mas a novela ficou conhecida, até no exterior, depois que ator Guilherme de Pádua matou a atriz Daniela Perez, filha da autora Glória Perez. Abaixo, Tarcísio com Cristiana Oliveira e Bruna Lombardi:


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Novelas - Pigmalião 70




Essa novela foi escrita por Vicente Sesso (1933/, na foto abaixo) e dirigida por Régis Cardoso (1934/2005), e foi ao ar de 2 de março a 24 de outubro de 1970, às 19 horas, pelaRede Globo.


Em 204 capítulos, o público pôde ver a história de Nando (Sérgio Cardoso), um rapaz que namorava Candinha (Susana Vieira) e trabalhava na feira, ajudado pela mãe, a Baronesa (Wanda Cosmo). Um dia, Nando bate no carro da milionária Cristina Guimarães (Tônia Carrero), que decide ensiná-lo a se comportar como alguém da alta sociedade. Abaixo,Tônia e Sérgio:



No elenco ainda tinha Marcos Paulo (Kiko), Célia Biar (Mirtes), Edney Giovenazzi(Carlito), Betty Faria (Sandra), Eloísa Mafalda (Ester), Felipe Carone (Gino), Ida Gomes(Júlia), Íris Bruzzi (Manu) e Adriano Reys (Juan), entre outros.

Essa novela foi a estréia de Vicente Sesso na Globo. Antes, ele havia brilhado na novelaSangue do Meu Sangue, na Excelsior. Também foi a primeira novela de Susana Vieira na Globo (foto abaixo, com Marcos Paulo):


Mas quem fez sucesso foi a atriz Tônia Carrero. Tanto, que o corte do cabelo que ela usava, passou a ser chamado de "corte pigmalião". Até hoje, há quem corte o cabelo assim:


Até o apresentador Sílvio Santos apareceu na novela, interpretando ele mesmo.

E você lembra da Abertura da novela? A música Pigmalião 70 era cantado por Umas e Outras:


Eu não sei no que você quer me transformar/ Num satélite, num robô, num ser de sal/ Mas eu posso lhe dizer, sou mais gente que você/ Do seu mundo social, sempre fui um marginal/ Consciente do que sou, eu não quero mudar!/
É na margem que eu encontro a lucidez/ Pois normal hoje é na verdade o anormal/ Eu prefiro ser assim, que uma estátua de marfim/ Eu preciso mais de sol, que uma festa de ilusão/ E a verdade pode estar, na caspa e não no xampu...

Por Onde Anda...Barbara Feldon

Barbara Feldon nasceu em 1933, nos EUA. Seu nome verdadeiro é Barbara Hall. Ela ficou famosa por interpretar a Agente 99, no seriado Agente 86 (1965 a 1970), ao lado deDon Adams.
Em 2003 ela escreveu o livro Living Alone and Loving Itum guia de auto-ajuda para as pessoas de meia idade viverem mais felizes. 
Em 2006, ela gravou comentários sobre a série, para o DVD que foi lançado. Ela era, então, a única personagem viva do seriado (Edward Platt morreu em 1974 e Don Adams morreu em 2005).
Atualmente, Barbara Feldon está com 77 anos, e no dia 12 de março próximo ela completará 78 anos. A atriz reside em New York.




Abaixo, a abertura original da série Agente 86:




Originalmente postado em 16 de fevereiro de 2011 - http://rztvtudo.blogspot.com/2011/02/por-onde-andabarbara-feldon.html

Grandes Nomes da TV 5 - Tarcísio Meira e Glória Menezes (Parte 3)

Em 1980, Tarcísio Meira protagonizou a novela Coração Alado, de Janete Clair. Essa novela gerou críticas pelo clima tenso, pela cena do estupro da personagem Vívian (Vera Fischer), cometido por Leandro (Ney Latorraca) e a diabetes do personagem Alberto, vivido pelo ator Mário Cardoso. Além desses, também trabalharam nessa novela: Débora DuarteJardel FilhoAracy BalabanianJoanna FommNívea Maria e Carlos Augusto Strazzer (primeira novela na Rede Globo), entre outros. Abaixo, Tarcísio MeiraVera Fischer:


Em 1981, ele trabalhou na novela Brilhante, de Gilberto Braga, onde viveu o personagem Paulo César. Essa novela não marcou época por ser mais técnica que emotiva. Além deTarcísio, trabalharam nela: Vera Fischer (Luiza), Fernanda Montenegro (Chica Newman), Renée de Vielmond (Maria Isabel), José Wilker (Sidney/Oswaldo), Dênis Carvalho (Inácio),  Renata Sorrah (Leonor) e os estreantes Caíque Ferreira (Fred),Fernanda Torres (Marília) e Carla Camuratti (Sônia), entre outros. Foi a última novela deRodolfo Mayer (faleceu em 1985). A novela começou em Londres, onde a designer de jóias Luiza testemunha a falsa morte de Oswaldo. Abaixo, Vera Fischer e Tarcísio Meira:


Ainda em 1981, Glória Menezes trabalhou na novela Jogo da Vida, de Sílvio de Abreu. Ela era Jordana, esposa de Silas (Paulo Goulart), que a abandonava para ficar com uma moça mais jovem, Carla (Maitê Proença). Mas ela dava a volta por cima, e se envolvia com "seu" Vieira, vivido por Gianfrancesco Guarnieri. Nessa novela também trabalharamRosamaria Murtinho (Loreta), Mário Gomes (Jerônimo), Raul Cortez (Carlito), Angelina Muniz (Flávia), e muitos outros. Foi a primeira novela da atriz Débora Bloch. Abaixo,Glória Menezes e Gianfrancesco Guarnieri:


Em 1982, o casal não trabalhou em novelas, voltando em 1983, na novela Guerra dos Sexos, de Sílvio de AbreuTarcísio Meira era Felipe de Alcântara Pereira Barreto e Glória Menezes era Roberta Leone. Após um início com Jogo da Vida (1981), Sílvio de Abreuapostou na comédia pastelão, e acabou transformando essa numa das mais famosas novelas da televisão brasileira. Como o nome diz, homens e mulheres estavam em "guerra" durante a novela toda, antes do "final feliz". Além de Tarcísio e Glória, ela contou com a presença de dois "monstros da dramaturgia brasileira": Paulo Autran e Fernanda Montenegro. E também tinha Lucélia SantosMário GomesMaitê ProençaMaria ZildaAry FontouraYara Amaral, José MayerEdson Celulari  e muitos outros. Abaixo, Glória MenezesMaitê Proença e Tarcísio Meira:


Em 1984, Tarcísio trabalhou na minissérie Meu Destino É Pecar, escrita por Euclydes Marinho, e baseada na obra de Nelson Rodrigues, e Glória trabalhou na novela Corpo A Corpo, de Gilberto Braga
Na minissérie, Tarcísio era Paulo, que era casado com Helena (Lucélia Santos), e acabava formando um "triângulo amoroso" com ela e o próprio irmão, Maurício (Marcos Paulo). Nathália TimbergNicette BrunoMaria Zilda e Osmar Prado também estavam nessa minissérie. Abaixo, Tarcísio e Lucélia Santos:


Na novela, Glória era Teresa, uma mulher que era apaixonada por Osmar (Antônio Fagundes), mas fora trocada por Eloá (Débora Duarte). Ela se casava com Alfredo (Hugo Carvana) e Eloá fazia um pacto com Raul (Flávio Galvão), que era o diabo. Destaque para o amor inter-racial de Cláudio (Marcos Paulo) e Sônia (Zezé Motta). Abaixo, Glória eHugo Carvana:


Em 1985, Tarcísio Meira participou de duas minisséries: Grande Sertão: Veredas e O Tempo e O Vento

Em Grande Sertão: Veredas (escrita por Walter George Durst, baseada na obra deGuimarães Rosa), ele era Hermógenes, jagunço que matava Joca Ramiro (Rubens de Falco). Riobaldo (Tony Ramos), grande admirador de Joca Ramiro, perseguia Hermógenes e o matava. Mas acabava perdendo Diadorim (Bruna Lombardi), seu "amigo" por quem era apaixonado, mas só depois de morto descobriu que era mulher. Abaixo, Tarcísio Meira,Bruna LombardiTony Ramos e Rubens de Falco:


Em O Tempo e O Vento (minissérie escrita por Doc Comparato e Regina Braga, baseada na obra de Érico Veríssimo), ele era o Capitão Rodrigo Cambará (Um Certo Capitão Rodrigo), que se casava com Ana Terra (Glória Pires) e era pai de Bolívar (Daniel Dantas). Abaixo, Tarcísio como Rodrigo Cambará:


Em 1986, Tarcísio teve uma participação especial no último capítulo da novela Roque Santeiro, como o Coronel Emerenciano Castor. Em seguida, fez Renato Villar, na novelaRoda de Fogo, um empresário inescrupuloso que se envolvia no assassinato de Celso (Paulo José) e cruzava o caminho da juíza Lúcia Brandão (Bruna Lombardi). Destaque para o personagem Tabaco, vivido por Osmar Prado, que tinha três mulheres (Cláudia AlencarInês Galvão e Carla Daniel). Abaixo, Tarcísio Meira:


Abaixo: Tarcísio e Glória em cenas da novela Guerra dos Sexos (1983). Música de fundo:Straight From The Heart, de Bryan Adams: